Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Tutorial Geral 2s1vfw2
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Tutorial Geral 2s1vfw2
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioAvisoProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tutorial Geral

Ir para baixo 
AutorMensagem
Hogwarts
Admin
Admin



Mensagens : 166
Sangue : Puro
Idade : 74

Tutorial Geral Empty
MensagemAssunto: Tutorial Geral   Tutorial Geral I_icon_minitimeSex Abr 20, 2012 7:11 pm

Tutorial Geral

RPG

Olá, jogadores! Este aqui é o tutorial, que ensinará aos novos membros como jogar e aos mais antigos a não se esquecerem das regras e jogabilidade.

Este fórum – RPG Hogwarts – funciona no sistema de postagens, mais precisamente o RPG. O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPG’s são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPG’s agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Agora, vamos ao ponto: como se joga? Vejamos os tópicos seguintes:

1 – Postagens

Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.

1.1 - Interação com outros Players

Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito benvindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no corpo docente, Ministério, ou quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem (“miguxês”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens).

Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. Use aspas ( “ ), asterisco ( * ) ou outra pontuação para explicitar o que é dito como narrador; a utilização de travessão ( – ), barra ( / ) ou outra pontuação pode ser usada para indicar a fala da personagem. Eis um exemplo:

On:
* Bela era a noite no lago de Hogwarts O luar refletia nas pequenas ondulações emitidas pela lula gigante na água, e o ar gélido passava levemente sobre meus cabelos. Melhor sensação não poderia ter *

- Quem me dera ter alguém a meu lado, agora.

* Refleti um pouco sobre o que fizera mais cedo com Fulana, não foi certo. Mas a preocupação não deveria vir a minha mente agora, não agora. Vim aqui justamente para fugir dos problemas, esfriar a cabeça, e, mesmo assim, continuo a pensar nela. Como fui burro! Minha testa começou a latejar de dor, não podia sentir as pernas dormentes, o sentimento de culpa tomava conta de meu corpo pouco a pouco *

1.2 - Legendas

Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:

Legendas:
Fala da Personagem
Pensamento da Personagem
Fala do Narrador
Fala de outra Personagem

On:
Andei vagarosamente entre os arbustos e galhos. Me cortava à medida que avançava pela floresta proibida. Um grito gutural seguido de um cutucão na cabeça me fizeram virar.

- Ahhh, mas que droga, Carlos!

Esse aí me mata um dia, sem dúvidas.

- E aí, doidão, perambulando por aqui, é?

- Sim, mas tome cuidado com a acromântula atrás de você.

Foi ótimo ver a reação que ele tomara com o susto. Toma essa!

NOTA: Só utilize a fala da personagem se ela for fictícia ou se outro jogador postou a frase.

2 – Inscrição no colégio

O momento mais aguardado pelos estudantes, entrar em Hogwarts ! Mas, como eu faço para me matricular? Aonde passo no Chapéu Seletor?

2.1 – Matrícula

Para se inscrever na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail, senha, preencha todos os quesitos. A sua conta será ativada automaticamente. Mas, como se faz para logar?

Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito! Desfrute do mundo da magia!

2.2 – Chapéu Seletor

Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? Uma de cada vez, vamos lá.

• No início do fórum, há uma categoria chamada “Chapéu Seletor”. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha;
• No campo “nick”, coloque seu nome de usuário para facilitar a sua identificação para o Chapéu Seletor;
• Dentro de um a dois dias você será selecionado.
• Agora, seu personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.


3 – Foto de Avatar

O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.

• Para colocar uma foto, clique em “Perfil”, depois em “Avatar”;
• Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar;
• Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar.

4 – Beco Diagonal

Aqui é onde tudo é comprado, animais, vassouras, enfim tudo.


5 – Perfil Bruxo

Legal, já estou numa das Casas. Mas esse tal de “Perfil Bruxo”, o que ele é? Bom, como o próprio nome diz, é o perfil da sua personagem. Aí é possível colocar a que Casa você pertence, qual sua vassoura, sua história da família, entre outras. Não sei preencher meu perfil, o que eu faço?

Para preenchê-lo, clique em “Perfil” no topo do RPG. Depois, clique em “Perfil Bruxo” e, em seguida, “Gerar Ficha de Personagem”. Feito!

6 – Monitoria e Professores

Ah, como eu gostaria de ser um monitor! Zelaria pelo bem estar de todos e cumpriria as regras à risca... Ou, melhor ainda, gostaria de ser professor! Sim, ensinar a todos, que massa seria. Calma lá!

6.1 - Monitores
Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que botamos para instruir os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”, aquela velha história.

7 – Mensagens Privadas

O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu.
Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Coruja” logo em cima no RPG.

8 – Quadribol

Quero marcar gols, pegar o pomo, trazer a glória para minha Casa! Uhul! Com quem eu falo para participar da equipe de quadribol? E como são as partidas? Elas acontecem no fórum do RPG mesmo ou em outro lugar?

Para saber sobre o Quadribol você deve ser registrado e a área do jogo se abrir.
Lá contém as regras e também como se jogar.


9 – Assinatura

Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros.

Há alguns passos para colocar sua assinatura:

• Clique em “Perfil”, depois em “Assinatura”;
• Para colocar uma imagem, primeiramente você deve hospedar uma imagem na Internet, o que pode ser feito através do site http://tinypic.com/
• Copie o link da imagem e coloque entre o código da imagem, o qual é [img][/img].

10 – Habilidades especiais

As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem, a fim de evitar a quantidade excessiva de “animagos” ou “legilimentes” e “ofidioglotas”. Para ter uma habilidade especial. Mais detalhes em Lista de Habilidades .

Vira e mexe, novas habilidades podem aparecer, então fique atento às que estão por vir.

11 – Nomes das personagens dos livros

Caso você não tenha lido tudo e colocou o nome da sua personagem como o de alguém do livro, não se preocupe: encaminha uma MP para um administrador e ele mudará seu nome. É proibida a utilização de nomes como “Potter”, “Granger” ou qualquer nomenclatura que derive dos livros (a não ser que a administração aprove).

OBS - Avatares com os personagens são liberados

12 – Comensais, Aurores e Duelos

Há o lado do bem e do mal, sim. Os comensais podem matar a qualquer momento, assim como os aurores podem te salvar no último instante. Como eu sei quem é quem?

Os bruxos das trevas têm a cor cinza-escuro em seus nomes, e os aurores possuem um tom amarelo-claro. Cuidado com quem você for interagir, ele pode te matar! Ah, que droga, então não posso ir a nenhum lugar!

• Primeiro: você pode ir aonde quiser, os comensais é que não podem (como os terrenos da escola);
• Segundo: nem sempre os comensais atacam os alunos, só os que tiverem experiência em duelos ou que lhes “atrapalharem” em alguma coisa;
• Caso você morra, pode entrar no grupo dos fantasmas;
• Para mais detalhes, vide as Regras de Duelos.
• Eles não poderão lhe atacar no Beco Diagonal.

13 - Pontos

Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de quadribol e outros torneios.

14 - Aulas

As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por que? Bom, como nos livros da série, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre magia e, consequentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano poderão vencer facilmente um aluno do 3º, e por aí vai.

14.1 - Participando das aulas

Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:

• As aulas são postadas a 15 dias.
• O tempo real do ano letivo dura de 4 a 5 meses;
• Cada aula valerá 2 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar;
• Para postar numa aula, primeiramente você deve participar de algum dos anos;
• As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um T (trasgo);
• Apenas UMA postagem do aluno por aula;
• Os professores avisam quando será a próxima aula;
• As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.

Nota:
Média 6 (A - Aceitável) para passar de ano.

14.2 - Calouros.

Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?

• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda;
• Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota NÃO será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula;
• Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo semestre.

15 - Regras entre Alunos

• Se os alunos destruirem, queimarem, ou algo parecido perderá 20 pontos para casa como advertência, se o aluno fazer alguma coisa dessa será expulso.
• Os monitores tem o dever de " cuidar " evitando perdas de pontos para sua casa.
• Se um aluno desacatar a alguma autoridade do colegio os Diretores tomarão as certas providencias.
• Os Diretores podem acresentar regras a hora que els bem entenderem que se encaixam no caso.

Este tutorial visa acabar com as dúvidas mais freqüentes dos novos e antigos membros. Esperamos que sirva de ajuda para todos!

Bom divertimento,
Administração.



RPG
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial Geral
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts :: Hogwarts RPG - Geral :: Regras e Tutoriais-
Ir para: